Link

Ah ok

O sítio onde me beijas -aqui, no ombro esquerdo ainda não dói beija-me outra vez

terça-feira, janeiro 16, 2007

Mrs Robinson, Jesus ama-te mais do que imaginas

Vi o de Graduate a achar que era um Lolita ao contrário, o que se pensarmos bem, tem uma certa lógica. Mas não depois de o ver. Depois de o ver percebo que não têm nada a ver. Se bem que ambos me abanaram todo
(mais o Lolita, mais o do Kubrick)
E eu pensei muito sobre o de Graduate. Conhecia-o muito antes de o ver, sobretudo através das encantadoras músicas dos Simon and Garfunkel.
(Os quais me deram uma certa impressão que a Mrs Robinson era adorável. No fundo, se Jesus a ama tanto, devia ser.)
e o meu pai tinha visto e eu imaginei que o filme devia ter mais ao menos o ritmo da música. Aquele tam tam tam tam com os pratos da bateria. Um Simon and Garfunkel a tocar durante hora e meia.
Bem, é verdade que foram uns Simon and Garfunkel a tocar durante hora e meia.
(desde sound of silence e bridge over trouble water até ao only living boy in New york, que entra também no Garden State. Na parte em que gritam todos, acho eu. E claro, o Mrs Robinson)
Mas fora do ritmo. Nada de errado nisso, muita música boa é desencontrada. Mas não previ aquilo.
Aquilo era um Jim Jarshmuch com um pouco do Surrealismo do David Lynch. Acho eu. Digo eu. Não sei assim tanto, portanto, mais simplesmente: era seco. Mesmo seco. Se não fosse a qualidade das cores diria que era um seco actual. Se não fosse também o primeiro filme do Dustin Hoffman e se a Mrs Robinson ainda vivesse. Vários outros Ses.
Mas bom, ainda não tinha dito. Bom na maneira com Dustin Hoffman parecia encontrar a voz perfeita
(não a dele, julgo)
para interpretar aquele rapaz que se procura das maneiras menos ortodoxas. Mais distanciadas do real.
Mas bom, na maneira com Mike Nichols se fica ali e deixa-se e não me chateou. Às vezes chateia, tudo parado. Mike Nichols não chateia.
Mrs Robinson não é sequer quase tão adorável como pensava. Mas é gira, acho que era isso que Jesus via nela. Quer dizer, só pode.